*Conteúdo originalmente publicado no jornal Hoje Em Dia
O segmento de alimentação fora do lar é majoritariamente estruturado por pequenas empresas. Elas, infelizmente, não têm saúde financeira para suportar este período de fechamento que estamos enfrentando em decorrência da pandemia de coronavírus.
Como já é do conhecimento de todos que me acompanham neste espaço, a ABRASEL tem buscado incessantemente, junto aos Governos Municipal, Estadual e Federal, todos os recursos possíveis para que bares e restaurantes possam sobreviver a essa grave crise. Esses esforços são extremamente necessários pois sabemos, muito bem, que uma vez salvas as empresas, estarão igualmente salvos os postos de trabalho.
Hoje, porém, quero destacar as iniciativas para ajudar o setor que estão vindo de empresas privadas, às quais, desde já, registro, minha imensa gratidão e respeito. A Cervejaria AMBEV, por exemplo, por meio da Stella Artois Brasil, em parceria com Nestle, Nexpresso e Chefs Club, criou o Movimento ‘Apoie um Restaurante’, cujo intuito é ajudar estabelecimentos de todo o Brasil durante a crise pela qual passamos. Para participar o consumidor deve acessar o site www.apoieumrestaurante.com.br, e escolher uma casa que deseja apoiar, comprando um voucher de R$ 100 por apenas R$ 50. A ideia é que o cliente vá até o lugar para usar o cartão no futuro, assim que o estabelecimento reabrir após o fim do isolamento social. Os outros 50% do valor serão custeados pelos parceiros da iniciativa.
O objetivo da plataforma colaborativa é nobre: gerar fluxo de caixa para que os mais de mil estabelecimentos participantes do movimento, em especial os menores, se mantenham em funcionamento durante a fase de baixa demanda. O valor arrecadado será 100% revertido às casas, com potencial de injetar milhões no setor.
Outra iniciativa [essa organizada pela ABRASEL em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH)], é a campanha “Apadrinhe um Bar”. A ideia é que influenciadores digitais divulguem em redes sociais, de forma gratuita, estabelecimentos que estão fazendo entregas de alimentos por meio do serviço de delivery, saída que muitos encontraram para manter, pelo menos, as despesas fixas nestes dias de crise.
E você, que agora está lendo este artigo: sabia que a sua ajuda também é importante? Não deixe de divulgar nos seus grupos, nas redes sociais, aquele estabelecimento do qual tanto gosta. Esse ‘boca a boca virtual’ é válido, inclusive, para não cairmos no esquecimento. Apoie um restaurante, seja ele qual for, consuma dos pequenos negócios, das microempresas. Lembre-se que os bares fazem parte da identidade cultural dos mineiros e agora, mais do que nunca, precisamos do seu amparo.
Ricardo Rodrigues – Presidente ABRASEL-MG e Coordenador da Frente da Gastronomia Mineira
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